Casal de influenciadores digitais é preso em operação contra golpes em Canoas

Um casal de influenciadores digitais foi preso, nesta terça-feira, em Canoas, na região Metropolitana. Eles foram alvo da Operação Dubai, deflagrada pela Polícia Civil em combate aos crimes de exploração de jogos de azar, contra a economia popular, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ambos teriam promovido rifas falsas para mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.

A ação foi coordenada pela 3ª DP de Canoas e pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD/Deic). Foram cumpridas 65 mandados de busca e apreensão em Canoas, Campo Bom, Novo Hamburgo, Balneário Camboriú (SC) e São Paulo.

Foram apreendidos 15 veículos de luxo, passaportes e dinheiro em espécie. Os influenciadores digitais foram presos em flagrante, por posse irregular de arma de fogo, no condomínio onde moram, no bairro Estância Velha, após uma pistola calibre 9 milímetros ter sido encontrada em um cômodo. A arma é de uso restrito das forças de segurança.

O casal utilizava as redes sociais para rifar apartamentos, casas, motos, jet skis, e carros no valor de até R$ 1 milhão. As cotas dos sorteios, entretanto, eram vendidas por valores irrisórios. Em um dos casos, por exemplo, a participação nas rifas chegou a ser oferecida por 10 centavos.

De acordo com a Polícia Civil, os prêmios eram entregues para amigos e familiares do casal. A investigação também aponta para lavagem de dinheiro, com movimentações milionárias nas contas dos suspeitos e utilização de um esquema de laranjas.

Os valores das rifas seriam misturados com lucro de outras empresas ligadas ao casal. Ocorre que a maioria dos bens não está registrada em nome de nenhum deles. A suspeita é que a mescla de capitais e a ocultação dos ativos oriundos das rifas eram táticas para lavar dinheiro ilícito.

Quem são os suspeitos

O casal ostenta vida de luxo nas redes sociais, com viagens ao exterior e compra de imóveis de alto padrão. Ambos mantinham sites e contas para divulgação dos sorteios que ultrapassam 2 milhões de seguidores.

Um dos perfis é intitulado “prêmios oficial” e acumula 1,1 milhão de seguidores. Ali, está publicado que “mais de 1,5 mil prêmios já foram entregues em todo o Brasil” e que as ações seriam “100% legalizadas com autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep)”.

A conta particular do homem o descreve como “criador de conteúdo automotivo”. Ele também diz ser proprietário de uma loja de suspensões para carros na avenida Boqueirão, em Canoas. O perfil dele soma mais de 310 mil seguidores.

A mulher é definida como “canceriana de 25 anos”. Ela diz ser dona de uma boutique, na avenida Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, além de embaixadora de uma marca de produtos de beleza. Quase 370 mil pessoas a seguem nas redes sociais.

O restante dos seguidores da dupla está distribuído nos perfis de outras supostas empresas. A ultima publicação deles ocorreu próximo às 1h. “O resultado da brincadeira de hoje ficou para amanhã, obrigado pela compreensão”, diz a postagem.

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